Andam grupos no facebook, em todo lado, até a minha vizinha (que eu acreditava que a unica coisa que sabia era o sabor de gengiva com dente partido devido ao marido alcoólico ) me vêm com a bullshit da moda do "Vota em branco"
http://www.facebook.com/group.php?gid=143935133368 , é só procurar na net que encontramos milhares de pessoas que querem mostrar o "descontentamento" através do voto nulo ou branco...
Frases do género : "(...)se houver mais de 50% de votos nulos e brancos a eleição será cancelada e uma nova eleição terá de ser marcada, com candidatos diferentes dos actuais."
Isto meus senhores é absoluta BULLSHIT , Basta perderem 5 minutos no google e procurarem a Lei Eleitoral da Presidência da Republica Portuguesa :
http://www.portaldoeleitor.pt/Documents/DecretosLei/presidente-republica-2006-lei.pdf
E no artigo 10º nº1 , aprovado pelo decreto lei nº319-A/76 , de 3 de Maio , actualizado em 2006 ( ultima actualização ) , escreve-se :
" Será eleito o candidato que obter mais de metade dos votos validamente expressos , não se considerando em tal os votos em branco. Se nenhum dos candidatos obtiver esse numero de votos , proceder-se-á a um segundo sufrágio ao qual concorrerão apenas os 2 candidatos mais votados que não retiraram a sua candidatura"
Mas ainda há outro argumento : "Mostra o descontentamento!!!"
Agora imaginem, o vencedor das eleições, ele é o presidente de uma republica das bananas como Portugal , acham mesmo que ele se vai importar que haja gente que não goste de nenhum candidato ?? mesmo que desse para escrever no boletim e ser-lhe lido uma por um as observações tais como "voçês não prestam" ou "voçê cheiram mal" ou "Viva o bueifica!" ele continuava a marimbar-se...Porquê ? Porque ele é o presidente da Republica Portuguesa , e voçês são o quê para ele ? Votos. Tão simples quanto isso.
Portanto usem a cabeça antes de rebentarem disparates como esse do voto nulo , se querem fazer a diferença...azar , não dá ehehe...
lol imbecis...
ResponderEliminarAcho este artigo uma ofensa para o direito e dever de um cidadão. Tenho o direito de votar em branco se quiser mesmo que isso não faça nada, ao menos fui as urnas e tenho a decência de usar o meu nome real neste comentário , ao contrário do autor deste post...
ResponderEliminarVotar em branco é claramente um direito mas em certos contextos acho fútil e contra-pruducente porque dessa iniciativa não sai nada.Já baste a abstenção, que é muito pior. São pontos de vista naturalmente, mas sabendo que haverá sempre um eleito, prefiro usar o meu voto para tentar escolher um.Se for alguém abominável, haverá outras medidas e iniciativas que os cidadãos poderão fazer democraticamente(ou anarquicamente claro!)para o combater.
ResponderEliminarAcho que o voto com qualquer inscrição que não a cruzinha não é branco, passa logo a nulo.Isso não acontece em muitos países desenvolvidos,lá por escrever uma mensagem de protesto já tem que ser nulo?era para ser em branco à mesma lool
Eu sou atrasada, mas valido verde. Conta cm voto?
ResponderEliminarAHAHAHAHA !!!
ResponderEliminarMuito bom post. É pena que não chegue a um número suficiente de pessoas para realmente lhes ensinar alguma coisa.
ResponderEliminarSim, realmente, votar em branco é um direito que tens, só que não te vai adiantar de nada, já que perdeste tempo e horas de sono para no fim dares um voto que nem para a estatistica conta - isso a meu ver é estupidez.
Quanto a mim, vou votar. Porque qualquer um em que eu vote é um voto que o Chupista-Mor actual, vulgo Cavaco Silva, não recebe.