Dear Carris , i love you.

  Ah...transportes publicos , o pilar de cada sociedade , o transporte acessivel a todas as classes sociais , com um horario fixo e paragens de  400 em 400 metros , com um staff prestavel e com poucas falhas de organizaçao.
  Obvio que isto só acontece em paises civilizados, e como Portugal não é um deles , somos prometidos um serviço eficiente com profissionalismo , e o que temos geralmente é :

"mae , mae , aquele senhor idoso passou-me a frente!"


Ou quando depois de tar 20 minutos ao gelo á espera acontece o senhor reservas :

Era preferivel terem ali um middlefinger gigante, ao menos eram directos.

Qual o meu problema com a carris voçês perguntam ? Simplesmente o facto de as pessoas responsaveis pela organização dos autocarros , do numero de viaturas a circular estejam demasiado ocupadas a contar o numero de bolinhas de cotão no umbigo.

 Passo a desenvolver a lógica :

 1- Sabemos que a carris não está bem financeiramente :


 ( http://economico.sapo.pt/noticias/carris-pede-700-milhoes-ao-estado-para-sanear-a-divida_85503.html ) "A empresa de transportes públicos atingiu uma “situação insustentável”, diz o seu presidente. A injecção de capitais foi proposta para os próximos 11 anos."


  http://www.publico.pt/Local/dividas-das-transportadoras-de-lisboa-e-porto-agravariam-defice-para-12-por-cento_1442113

" O montante total da dívida dos metropolitanos de Lisboa e do Porto, da Carris e da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) ascendia, no final de 2008, a 5,8 mil milhões de euros, (...) Se estas dívidas contassem para o défice público português, este sofreria um agravamento de três por cento do produto interno bruto"


 2 - a carris convence-se que é de não validar os bilhetes que perdem dinheiro, portanto poêm-se com campanhas que além de insultar a inteligência dos usuários dos seus serviços dão uma imagem de uma companhia que nem se apercebe do tipo de pessoas que andam nos transportes :http://www.carris.pt/pt/campanhas-de-marketing/2010/campanha-valide-verde/ )

Sou Otário , mas mesmo depois de esperar 40 minutos pelo autocarro ainda valido verde .
  Mas eis a verdade, apenas 3% ou algo perto disso é que não validam o bilhete...e a maior parte são mitras, portanto nem deviam contar em estatisticas. http://movel.publico.pt/shownews.aspx?id=1470584&canalid=59

 Não sei os custos desta campanha, mas garanto que o custo que foi á carris era mais que suficiente para cobrir esses 3% e escusavam de fazer figuras ridiculas e de insultar os usuários ( basta pegarem nos panfletos ao pe das portas de saida com estes bonecos que parecem ovos podres com riscos que se tentam assemelhar a estructura facial e verem os insultos "Preguiçoso , forreta , etc..."

  Resumindo , tempo e dinheiro atirado a rua.

3- Todos os anos a carris aposta em melhorar o serviço...mas da forma mais retardada possivel...

   Este trata-se do ponto mais importante neste artigo , fala sobre algo muito desprezado pela maior parte das companhias , "satisfação do cliente".
  A razão pela qual as pessoas preferem usar o carro , táxi etc, é pela simples razao de o tempo de espera dos veiculos serem ridiculamente grandes :

a regra que descobri é sempre adicionar + 8 minutos a tempos inferiores a 10 e 5 minutos a tempor superiores a 10
  Agora usem o senso comum : uma pessoa tem de tar as 9 no trabalho , precisa de apanhar o autocarro....que tem uma media de espera de...15 minutos +20 de caminho , ou seja um total de 35 minutos para fazer uma distancia de 3 km no maximo...O que acham que essa pessoa faz ? claro que pega no carro ou no Táxi e despreza o autocarro.
  Neste momento o serviço de autocarro NÃO DÁ CONFIANÇA ao cliente de saber que há regularidade.
  A solução seria tão simples como a Carris parar de investir em novos autocarros de ano em ano e por mais autocarros em circulação , reduzindo os tempos de espera drasticamente, refazendo a confiança dos clientes e ganhando novos clientes.
  Outro ponto de retaração trata-se de aos fins de semana a carris reduzir a circulação para algo como metade, ou seja nos dias que as pessoas querem sair e ir a algum lado não podem contar com os transportes publicos visto haver mais gente a querer ir a algum lado ( alguém me explique esta lógica )...

Neste momento os autocarros da Carris são extremamente confortaveis , têm ar condicionado e são espaçosos, e os condutores são muito profissionais, fazem o trabalho deles perfeitamente e têm paciência para os velhos que é preciso ser o buda. Mas o que peca é o management extremamente desconectado com as necessidades reais dos clientes, que era resolvido em menos de 1 mês.



Basicamente a Carris é perita em dar tiros no próprio pé.