Fabricante vs Clientes. Guest Star : as favelas.


Comercio ha 100 anos atras :

- Na vila e preciso aumentar a produccao de batata para o Inverno , e encomenda-se ao artesao da aldeia algo para ajudar nisso.

- producto era planeado , imaginemos , uma carroca para ser puxada por cavalos.

- O Artesao/Carpinteiro fazia um esboco daquilo e comecava a testar materiais.
- Apos pesquisa concebe o prototipo que ele proprio testa ou empresta a uns vizinhos para testar.
- Na oficina apos a manufactura da carroca propoe a venda desta ao publico ( a outros vizinhos da aldeia ) em troca de algo que esteja minimamente perto do esforco , umas quantas galinhas , ou plantacao de batata durante 2 semanas ou fruta diaria durante uma quinzena.
- O cliente compra o producto, agradece ao senhor e com a nova carroca aumenta a productividade em 50% e da um bonus ao artesao , e este ja esta a preparar novas ferramentas.
- O cliente esta contente , o acriador tambem.

Comercio actual.

- Planeia-se o marketing de um producto.

- Contratam-se realizadores para os anuncios e actores , gasta-se 60% do orcamento nisso.

- Estuda-se a concorrencia e encontra-se forma de fazer mais lucro, mas de forma mais dissimulada.

( e ainda nao se sabe qual producto , agora vamos assumir , por exemplo , um carro )

- Comeca-se a estudar a produccao .

- Faz-se um "leilao" para ver quem cobra menos.

- selecionadas pelo menos 5 fabricas/companhias , faz-se uma triagem, e basicamente observa-se uma guerra de precos e uns a lixarem-se aos outros para receberem o trabalho. ( imaginem uma cova de leoes e um tipo qualquer atira um tulicreme la para dentro )

- Selecionada a empresa que cobra menos , os analistas advertem para a ma qualidade do producto , os investidores cagam e dizem "tambem eles nao vem a diferenca..."

- Comeca a ser estudada a estructura/carrocaria do carro, basicamente pegam num simulador de CAD e poem a estructura do carro de modelo anterior , motor, suspensao, tudo , e depois pedem a um designer para desenhar os interiores e o exterior , e o carro continua com 90cv e a consumir uma quantidade absurda aos 100.

-contrata-se uma empresa extra de marketing para estudar uma forma de apelar as pessoas ( ironico nao e ? ja sao tao afastados do que e serem humanos que ate tem de contratar outros para saber como as pessoas pensam )

- da-se uns quantos milhoes a essa companhia , a companhia faz o trabalho em 4 dias e passa os outros meses a fingirem que trabalham.

- Apresentam o estereotipo do ze povinho e que a forma de apelar a este e com gajas/futebol/cerveja e frases do genero "nao vai poder passar sem ele" e " por APENAS Xcontos"

- O designer ja desenhou o carro, pegam no interior do modelo interior e o xassi prototipo , poem umas curvas mais definidas, apesar de sacrificar aerodinamica e chamam-lhe o "Romero".

- Fazem-se testes de seguranca , ha cerca de 30 problemas graves e 45 problemas medios.

- Reduz-se a quantidade para 12 problemas graves e 15 problemas medios.

- A justificacao sera "So acontecera a 1 em cada 1000 pessoas, portanto nao vale a pena investir em testes de seguranca por essas minorias..."

- Contrata-se a seguradora para proteger o fabricante em relacao a produccao incompetente, basicamente envolve uma data de burocracia que tenta desmotivar as vitimas de acidentes devido aos defeitos do carro a pedirem indemnizacao.

- Contrata-se advogados para fazerem um contrato que ilibem a fabrica de quaisquer responsabilidade devido a falhas de produccao e que tentem arranjar esquemas de sacar mais comissoes ao cliente.

- Os investidores tiram um preco do cu totalmente ridiculo e comercializam-no com uma campanha de credito "sem juros" , mas que nas letrinhas pequeninas diz algo como "so aplicavel a credito menor de 10 000 euros , para cima dessa quantidade tem-se a taxa de 3% e acrescenta-se 1% por cada 5000 euros."

- O automovel e comercializado, a versao base sem nada custa X contos, a versao anunciada com ar condicionado. radio , jantes de merda leve etc custa X +1/2X .

- Faz-se os possiveis para chamar a atencao do cliente, lambem-lhes as botas e no momento em que este arrota com o dinheiro os sorrisos desvanecem-se e atiram-lhe a chave a cara e 2000 contratos a dizerem que nao se responsabilizam de nada do carro estar defeituoso ou nao, e que para isso tem de contratar uma empresa de seguros , que tambem quer o melhor para o cliente , ou seja, emprestar guarda chuvas em dia de sol.

- O carro tem problemas, o consumo e muito mais elevado , o fabricante, nao responde aos telefonemas, e para arranjar o carro e preciso pecas vindas da indochina , e demorara cerca de 2 meses , o desgracado passa a ir de autocarro para o trabalho que fica a 1h e 30 de distancia e quando o carro chega vem com uma conta absurda para coisas que ele nao pediu ( encher o ar dos pneus, substituirem a valvula de filhadaputice R2 etc ) , com isto ja arrotou mais de 2000 euros para uma peca que custa 2 euros a fabricar.

- O fabricante nada em dinheiro e pensa no proximo esquema.

- O cliente esta infeliz e a vender o carro devido a ma qualidade do producto.

- O fabricante deixa a companhia nas maos de analistas que tentam formas ainda mais faceis de fazer lucro , tipo transladar a fabrica para a tailandia

- O cliente tenta cobrar a indemnizacao devido ao motor explodir quando se puxa o autoclismo da casa. O processo demora 2 anos e depois prescreve

- O fabricante vai a ruina devido aos investidores simplesmente estare-se a marimbar com boa gestao .

- O cliente sofre devido a crise automobiliaria.

- O estado salva o fabricante com 10 000 de milhoes de euros.

- O cliente, ve a subida de impostos e a reduccao da qualidade de vida.

- O fabricante vai de ferias para Ibiza.

- O cliente persegue o fabricante em Ibiza e enforca-o nas proprias tripas na piscina.



Da para ver a diferenca nao da ?


Ah, e as favelas sao no Brasil.

2 comentários:

  1. TULICREME!!! Ñ como isso desde os 8 anos.

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  2. Muito bom! E ainda piora quando os concursos públicos (se for num sector desta natureza) não beneficiam quem cobra menos e fornece mais garantias mas sim empresa do amigo. Abraço!

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Ich will Scheisse Ja !